segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Um ano sem o Monitor...

Ratinho, vamos mudar a página A7! Era assim as nossas rotinas no Monitor Campista. Final de tarde, jornal quase fechado e sempre estourava um factual (na linguagem jornalística são aquelas materias que acontecem sem que a gente esteja esperando como assaltos, homicídios, coisas assim) e a página de polícia mudava toda. E o Ratinho, o nosso querido diagramador Luís Carlos, me olhava com aquela cara de quem sabia que isso iria acontecer mais cedo ou mais tarde.Correria, adrenalina e muita vontade de fazer o melhor. E, sem falsa modéstia, a gente fazia o melhor.
Há um ano não consigo mais passar pela rua João Pessoa, no trecho entre a Lacerda Sobrinho e a Barão do Amazonas. O prédio onde ficava a sede do Monitor Campista se transformou em uma loja. É a prova viva do assassinato do Monitor. Não existe mais o nosso prédio, o jornal, as páginas que a equipe lutava bravamente para fazer bem feito. Mas ficaram as lembranças. Lembranças que ninguém vai conseguir tirar de nenhum de nós.
O Monitor não era apenas um jornal, era uma família. E como toda família tinha brigas, discussões mas nada que um cafezinho na cozinha não resolvesse. Aliás, a cozinha era um lugar à parte. Era lá que a gente resolvia as pautas, as fotos que abririam ou não as páginas ou resolvíamos problemas sentimentais. E ainda tinha a lua cheia para quem pudesse parar um pouquinho e observar o céu. Éramos privilegiados. Mas talvez tantos privilégios incomodassem... e o incômodo foi tanto que há um ano fecharam as portas do Monitor.
Calaram nossas vozes, mudaram nossas rotinas, dividiram nossa família.Mas nada disso foi capaz de destruir em cada um de nossa equipe o orgulho de ter participado do nosso querido monitor. O nosso jornal vai existir sempre no coração, nas veias e na alma de quem de alguma forma participou de suas páginas. Fecharam nosso Monitor mas jamais irão matar nossa esperança de um dia abrirmos novamente suas portas. E, certamente, nesse dia, vou mais uma vez gritar no meio da redação. Ratinho, corre, vamos mudar a A7!!!!!!

Nenhum comentário: