quinta-feira, 20 de maio de 2010

Lei dos pais com filhos doentes!

A Câmara de Deputados aprovou, ontem, a lei que dá aos pais o direito de faltar ao trabalho para cuidar dos filhos que ficarem doentes. Ainda depende de aprovação do Senado e da assinatura do presidente Lula, mas se virar lei mesmo vai dar a todos nós, pais e mães, o direito de ficar até 30 dias cuidando das crianças de até 12 anos que ficarem doentes!!!!!!!!!!!! Finalmente uma lei dessas!!!!

Como mãe do Joaquim e do Pedro, que já tiveram vários episódios de doenças por conta da alergia alimentar, fico feliz com uma lei dessas. Mas alguém viu o representante dos comerciantes falando no Jornal Hoje, da TV Globo, que a nova lei se aprovada vai onerar os empresários, que é preciso pensar nisso. Ora bolas gente, algum de vocês, pai ou mãe, consegue lembrar do dia que trabalhou tranquilo com um filho doente? Eu não consigo e quer saber, filho vale muito mais que qualquer emprego, por melhor que o trabalho pareça ser.

Há dois anos faltei ao trabalho por 10 dias com atestado do pediatra porque meu filho mais velho, então com 10 meses, estava com pneumonia. Vale lembrar que até então eu era uma espécie de faz tudo do jornal onde trabalhava, viajava se preciso, ocupava qualquer função, na redação, de pauteiro a repórter de polícia, passando por editor de política e cidades. Um belo dia, após o retorno! Surpresa! Uma demissão após oito anos de serviços prestados e sem nenhuma falta porque era meu aniversário ou de um de um parente!

Mas não teve o menor problema, em menos de 30 dias estava aprovada para um novo trabalho, que todos consideravam melhor que o anterior. Pelo menos o salário e os benefícios eram muito melhores! Mas veio o segundo bebê e acabei me sentindo obrigada a pedir demissão após uma segunda pneumonia e três otites, duas com a perfuração de tímpano e um aviso de que minhas faltas não tinham justificativa jurídica e de que era preciso rever a questão.

Bom, num próximo trabalho, as crianças não estarão doentes, tenho fé, mas se ficarem e precisarem de mim, espero ter me amparando a nova lei dos pais com filhos doentes.

Nenhum comentário: